Em Actualização

Bem vindo(a), se pertences a um grupo de voluntariado, grupo escolar ou alguma outra entidade e queres fazer uma parceria, ou divulgar o teu trabalho, envia um email para jdesenvolvimento@gmail.com, todos agradecemos!!***Tens material informático, "lixo electrónico" cabos ou fios eléctricos danificados e não sabes o que lhe fazer? Entra em contacto connosco!!***Queres ter uma experiência em voluntariado..? Não sabes em que área..? Ou quais os projectos existentes..? Queres te juntar a nós..? Fala connosco!! jdesenvolvimento@gmail.com*** Em voluntariado tu podes marcar a diferença!! **** Ajuda te a ti mesmo ajudando outros!! Obrigado aos produtores dos vídeos de sensibilização pela sua elaboração e partilha!!*** Tens material informático que não sabes o que lhe fazer? Entra em contacto connosco!! -->Página em construção<--


---> De momento apenas estamos presentes no Facebook, clica aqui --> jdesenvolvimento@gmail.com--> Precisamos de Voluntários para recolha de eventos no teu concelho Junta-te a nós!! jdesenvolvimento@gmail.com -->Página em construção<--

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Rubrica Informática #1

A partir de hoje, e depois de uma vez por outra, irei escrever aqui um post sobre as mais recentes novidades de Informática, bem como alguns tutoriais, para que possam melhorar os vossos conhecimentos.


Mac OS X Snow Leopard


Para as pessoas que usam macs, fiquem sabendo que a próxima versão do sistema operativo da Apple irá ser lançado já no próximo mês de Setembro.

As principais novidades serão os milhares de optimizações que irão fazer com que o Mac OS X ocupe muito menos espaço no disco e seja muito mais rápido no sistema.

Mas isto tem um ponto fraco, o Snow Leopard vai deixar de parte todos os computadores que tenham processadores Power PC, ou seja os que não têm processador Intel não irão poder beneficiar desta nova versão.

Se quiserem ver melhor este sistema operativo, nada melhor que visitar o site da Apple em http://www.apple.com/macosx .



Linux

O Linux é um sistema operativo (tal como o Windows) e que tem duas grandes vantagens relativamente ao da Microsoft, o facto de ser gratuito e o facto de ser Open Source.

Hoje, irei iniciar uma série de tutoriais sobre uma das partes mais complexas, mas também a parte mais poderosa do Linux, a linha de comandos. Contudo quero deixar bem claro que Linux poder ser muito mais do que apenas linha de comandos como muitas pessoas erradamente ainda pensam.



Para que entendam melhor, iremos supor que estamos numa directoria com a seguinte estrutura:



+Ficheiros

-Imagens

-Vídeos



Ou seja, estamos dentro de uma directoria ficheiros, com duas subdirectorias (imagens e vídeos).



Nesta edição, fiquem com os seguintes comandos:

-Verificar a directoria onde nos encontrados

pwd



irá dizer algo do género : /Ficheiros



-fazer a listagem dos conteúdos de uma directoria

ls



irá retornar algo do género :

Imagens

Vídeos



-Criar uma nova directoria

mkdir



-Mudar de directoria

cd



Imaginando que estamos na directoria Ficheiros e queremos mudar para a Imagens fazemos:

cd Imagens.



-Limpar o conteúdo do ecrã (supomos que temos o ecrã cheio dos resultados de outros comandos e queremos limpá-lo)

clear.


-Ver a lista de processos

ps -ax


-Terminar um processo

kill do processo


Sugestão: Quando fazemos uma listagem de processos com o objectivo de terminar um, normalmente ficamos perdidos no meio deles, no entanto, está disponível um comando grep que pode ser usado para filtrar processos pelo nome, a sintaxe é:

ps -axgrep


Imaginando que o amsn crashou:

ps -axgrep amsn


E assim, podemos identificar mais facilmente o PID.



Sites

Se estiver a usar um sistema operativo que não o Windows, e precisar de uma alternativa a um programa que usa e que não existe no seu sistema operativo actual, então a solução é usar o site http://alternativeto.net//, aqui poderão encontrar alternativas, muitas vezes gratuitas ou até open source a esses programas.

Windows vai permitir a escolha de browsers
Após ter dito que o Windows 7 não iria possuir nenhum browser pré-instalado, a Microsoft anunciou hoje que esta versão irá possibilitar ao utilizador a escolha do browser que quer instalar. Uma atitude de louvar por parte da Microsoft que finalmente decide abrir-se às alternativas mais viáveis.

Aproveito assim para divulgar um outro browser, - Firefox- que será um dos nossos próximos temas de conversa na seguinte rubrica, onde iremos dar a conhecer um pouco mais a fundo poderoso browser.





Hoje ficamos por aqui, até à próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário