
Os principais temas em análise na exposição passam pelo desenho urbano local, a evolução das formas arquitectónicas e dos modos de habitar da Idade Média à actualidade, a economia local, as tradições religiosas, a história dos espaços-tempos-modos de lazer e a evocação de momentos de mudança sócio-económica na vila.
Este trabalho surge na sequência do projecto multidisciplinar “Patrimónios – Conhecer o Centro Histórico de Palmela”, que tem vindo a ser desenvolvido pelo Museu Municipal. A inventariação do Centro Histórico aos níveis arqueológico, histórico, etnográfico e arquitectónico, é o objectivo central deste projecto que conta, desde o início, com o forte contributo da comunidade local. Neste sentido, o programa da exposição dará continuidade ao ciclo de “Conversas de Poial”, que decorreu ao longo do ano, com encontros muito ricos sobre temas diversos da vida no Centro Histórico, contribuindo, de forma decisiva, para a concepção da própria exposição e para a partilha de memórias, fotografias e objectos.
O desenvolvimento de projectos pedagógicos com a comunidade educativa local é outro dos propósitos do programa expositivo, que procurará sensibilizar alunos e professores para uma participação activa na salvaguarda e enriquecimento destes patrimónios.
O Centro Histórico da vila de Palmela vive uma fase de mudança, na sequência do programa de recuperação e dinamização que está a ser implementado, no âmbito de uma candidatura ao QREN. Esta exposição assinala, também, este ponto de partida para um novo Centro Histórico, permitindo-nos aprofundar os conhecimentos sobre este núcleo urbano e reconhecer a sua importância.
A exposição “Patrimónios” tem entrada livre e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 12h30, e entre as 14 e as 18h00. Marcação de visitas organizadas para grupos junto da Divisão de Património Cultural da Câmara Municipal de Palmela, através do telefone 212336640, do fax 212336641 ou do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt

Sem comentários:
Enviar um comentário